Educação Infantil

Na Educação Infantil, buscamos promover o direito à infância e o desenvolvimento da criança em seus aspectos intelectual, ético, emocional e social, por meio da vivência com as múltiplas linguagens, em um espaço seguro, lúdico e afetivo. Nesta fase, o eu ganha centralidade no processo educativo como sujeito histórico, já que sua identidade, até então influenciada unicamente pela família, passa a necessitar de referencial próprio e de contornos sociais.

A descoberta do eu é feita por meio de processos de auto-reconhecimento, em que a criança compreende as relações familiares e se apropria de seu papel social a partir da percepção do outro e da compreensão da sua diferença. Este movimento leva ao reconhecimento do “nós” e à ampliação do horizonte de sentidos, compromisso de toda a equipe do Colégio Amparo Maceió.

Nesta etapa, o processo educativo se torna investigativo e dialógico, permitindo aos alunos espaços para socialização de suas ideias e possibilitando o aprendizado pela experiência. Assim, em profunda relação com o outro e o seu contexto, os pequenos ampliam e desenvolvem as linguagens. Este espaço de interação possibilita à criança o encontro de formas de compreensão e expressão sobre o que ocorre a sua volta e consigo mesma.

Nosso projeto está pautado pelo estímulo às linguagens verbal, matemática, musical, plástica e expressão corporal; pela apropriação da leitura e da escrita; pela exploração da natureza e da cultura; pelo desenvolvimento do protagonismo infantil; e pela construção da autonomia por meio das experiências de conhecimento de si, do outro, deste lugar.

O lúdico, atividade por excelência infância, media todo este processo. Os jogos e as brincadeiras são formas de entender os diferentes papéis exercidos na sociedade e na própria vida. Além de possibilitar à criança desenvolver o raciocínio, a socialização e ter momentos de alegria e prazer. Mais do que investimentos em uma estrutura altamente escolarizada, nosso trabalho na Educação Infantil se enriquece pelo estímulo à autonomia da criança por meio do uso de uma diversidade de materiais simples, “não-estruturados”, que permitem uma busca criativa, aberta e flexível; e pelo investimento na formação de nossos profissionais, para que tenham condições de explorar as várias linguagens e criar atividades contextualizadas e significativas, respeitando o tempo do brincar e valorizando a curiosidade própria da infância.